Foto: Divulgação /Cremerj
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Sobe para 12 mil o número de idosos e trabalhadores da saúde que não compareceram aos pontos de vacinação contra a Covid-19 para tomar a segunda dose em Salvador. O índice expressivo é preocupante já que é preciso completar o esquema vacinal para ficar efetivamente imunizado contra a doença.

A recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira, já a Oxford/ Astrazeneca, o indivíduo deve retornar em 90 dias. A informação sobre a data de retorno para aplicação da segunda dose está contida no cartão de vacinação do imunizado.

“É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Imunização, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, afirmou Adielma Nizarala, médica infectologista.

Para alertar esse público sobre a importância de finalizar o processo de imunização, equipes da Secretaria Municipal da Saúde encaminham mensagens de texto para o celular dos faltantes convocando os mesmos para finalizar o ciclo que assegura a imunidade. No portal http://www.saude.salvador.ba.gov.br/vacinacao-covid/ também é possível consultar o dia que cada pessoa deve retornar aos pontos de vacinação.

Onde encontrar

A gestão ampliou a disponibilização dos pontos de aplicação da segunda dose, além dos drivers-thru e pontos fixos dispostos também aos finais de semana para o público-alvo, a partir de agora, exclusivamente os idosos podem agendar a ida aos postos selecionados para o serviço através do site ‘Hora Marcada’ (www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br), acessível de segunda à sexta. Ao todo, 28 locais estão de prontidão para essa etapa da vacinação.

O titular da pasta, Leo Prates apela para colaboração dos beneficiados em auxiliar o avanço da proteção dos munícipes contra a doença que vitimou 5,3 mil pessoas na capital baiana em pouco mais de um ano.

“Todas as medidas para desafogar os espaços e agilizar o acolhimento dos grupos prioritários, mais suscetíveis ao vírus são realizadas, no entanto, esse esforço não é válido sem o comparecimento dos interessados. Implantamos uma estrutura muito mais robusta que a divulgada no início da campanha justamente para dar agilidade, temos cerca de 1,5 mil servidores atuando incessantemente na nossa cidade para garantir a celeridade do processo de imunização”, explicou Prates.

O sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos neutralizantes, capazes de barrar a entrada do vírus nas células, de acordo com estudos publicados. A resposta pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais do vacinado. Ou seja, mesmo após a segunda dose não significa proteção imediata aos vacinados. A proteção começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *