Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Unidade de Suporte Ventilatório Pulmonar (USVP), recém-inaugurada pela Prefeitura de Salvador no bairro de Valéria, está com 100% de leitos de terapia intensiva ocupados nesta terça-feira (23). O local tem assistido pacientes oriundos de UPAs e gripários da capital baiana, agilizando a assistência aos quadros clínicos agravados.

A lotação da nova unidade, administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), aconteceu já no último sábado (20), em menos de 24h de funcionamento. O coordenador médico, Elmar Dourado, explica que a USVP serve como estrutura intermediária que oferece recursos avançados como suporte ventilatório. “A ideia é que possamos oferecer uma resposta rápida dentro da evolução de gravidade do paciente. Esses leitos não substituem os cuidados de terapia intensiva, mas auxiliam nos casos de insuficiência respiratória que requerem agilidade no atendimento”.

Para evitar uma sobrecarga no sistema de saúde, o médico reforça que é imprescindível a conscientização e participação da população. “Estamos em um momento crítico, mas que pode ser revertido com a colaboração de cada indivíduo. Os esforços mínimos como o uso de álcool gel e máscaras, além de se evitar aglomerações, vão contribuir para a diminuição da circulação viral e salvar vidas”, disse.

Estrutura

Os leitos de suporte ventilatório são equipados com ventilador mecânico, aspirador de secreções, bomba de infusão, monitores, equipamento para ressuscitação e estetoscópio. Eles são usados para internação e para estabilizar pacientes mais graves até que possam ser transferidos para vagas em UTIs. A unidade oferta ainda serviços para reabilitação como fisioterapia e hemodiálise. O espaço funciona por demanda regulada em regime de 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *