Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Grupo formado por colaboradores de instituições de educação do município de Guanambi vem produzindo máscaras de equipamentos de proteção individual (EPI) para serem doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município e região. As máscaras de proteção servirão para utilização de profissionais de saúde.

Dois servidores do Campus Guanambi do IF Baiano participam da iniciativa, que ainda envolve colaboradores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de uma empresa de odontologia. O IF Baiano também está cedendo a impressora 3D do campus para auxílio na confecção das máscaras. “Inicialmente, temos a previsão de entregar 120 máscaras no Hospital Regional, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e em outras unidades de saúde”, conta o docente do Campus Guanambi, Leandro Santos, que integra o grupo.

Segundo ele, a ação tem repercutido na região e outros municípios têm entrado em contato para que eles forneçam o material. “A gente não está dando conta de atender a demanda”, informa o professor, que espera que mais pessoas possam atuar como voluntários na iniciativa.

Além disso, eles estão engajados na obtenção de recursos financeiros e de material para a produção de respiradores, um tipo de equipamento carente no sistema de saúde e necessário caso a região apresente um surto da COVID-19.

“Estamos vendo [a possibilidade de produzir] um respirador, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que também pode ser fabricado utilizando uma impressora 3D e componentes eletrônicos do uso do dia a dia, algo que a gente trabalha nos projetos. Estamos analisando a questão de aquisição de material, de equipamento e buscando parcerias.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *