Foto: Manu Dias/GOVBA
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Mais uma comunidade poderá dormir em segurança na capital baiana, com a entrega de uma contenção de encosta, realizada nesta terça-feira (19), pelo governador Rui Costa. Desta vez, o bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, foi o beneficiado. A obra, que inclui drenagem e urbanização da área, contou com investimento de R$ 1 milhão, alcançando cerca de dois mil moradores.

“As contenções protegem, tanto as avenidas lá embaixo, quanto as pessoas que moram aqui em cima no morro. Daqui podemos ver como é alto o lugar que essas casas estão localizadas, por isso é fundamental esse tipo de obra estruturante, para dar segurança às famílias”, destacou o governador, que também ressaltou o cuidado do Governo do Estado para garantir acessibilidade aos moradores desses locais. “Sempre que realizamos uma obra desse tipo, aproveitamos para fazer obras complementares, com rampas e escadarias para facilitar o acesso da comunidade”, afirmou.

Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), a contenção entregue em Plataforma faz parte do grupo 2 do programa de execução de obras de contenção de encostas em setores de risco alto e muito alto em Salvador, que prevê serviços em dez encostas. De acordo com o presidente da Conder, Sérgio Silva, a obra compreende uma área de quase cinco mil metros quadrados. “Temos uma parte revestida em grama e também em solo grampeado, além de toda a infraestrutura de acessibilidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou o presidente.

A dona de casa Joselina de Jesus mora com o marido e três filhos em uma casa na beira da encosta. A vista linda da baía agora pode ser desfrutada com tranquilidade. “Aqui antes era cheio de mato, ratos, insetos. Quando chovia era lama, difícil de chegar em casa. Já vimos a terra descer, sempre que chovia era uma preocupação. Agora a gente dorme em paz. E ainda tem o imóvel da gente, que fica valorizado”.

A aposentada Mari dos Santos, 67 anos, mora na região há mais de 20. Todos os dias ela sobe e desce as escadas para ir à igreja. “Já caiu muita gente aqui, era uma sacada improvisada, sem lugar para segurar. Hoje está perfeito, tudo bonitinho. Eu fiquei admirada com a rapidez da obra. Aqui era primeiro lama, depois escada mal feita, hoje está tudo bonito. Estou muito satisfeita”, afirmou Mari.

Visita

O governador aproveitou a ida a Plataforma para visitar o Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, acompanhado do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Repórter: Raul Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *