Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Após noventa dias de serviços especializados oferecidos para jovens e adultos com sequelas de traumas, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que funciona na estrutura do Subúrbio 360, em Coutos, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ultrapassou a marca de 1.500 atendimentos prestados para Pessoas com Deficiência (PCD’s) da comunidade e adjacências. Com investimento de R$ 2 milhões da Prefeitura, o CER II conta com o apoio da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), vinculada à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre).

No equipamento, que possui acessibilidade e estrutura adaptada para receber pessoas com deficiência, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com serviços especializados em reabilitação intelectual e física para pacientes que possuem sequelas decorrentes de traumas, como traumatismo cranioencefálico, doenças neuromusculares, paralisia cerebral e síndromes genéticas. Além disso, pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e com Transtornos do Espectro Autista, recebem suporte para realização de tratamento.

Os interessados nos serviços devem ir até às unidades de saúde com a documentação necessária (carteira de identidade, carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência), e solicitar uma triagem. Caso os profissionais de saúde atestem a necessidade de acompanhamento, o paciente será encaminhado ao centro. O atendimento é dado, prioritariamente, para moradores da Região do Subúrbio Ferroviário, contemplando 22 bairros, com o objetivo de diminuir a necessidade de locomoção dessas pessoas até o centro da cidade em busca desses tratamentos.

O espaço tem a estrutura adaptada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e Transtornos do Espectro Autista, o que ampliou, em qualidade e quantidade, os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana. No CER são dispostas, ainda, órtese e prótese, cadeiras de rodas para crianças e adultos, cadeira de banho, bengalas, coletes, muletas, bolsa de colostomia (coletora de fezes).

UPCD

A UPCD tem por missão articular, propor e acompanhar políticas públicas que favoreçam à inclusão social da PCD – Pessoa Com Deficiência, o cumprimento dos seus direitos, igualdade de oportunidades, atuando de forma transversal com as diferentes esferas do poder público, iniciativa privada e as OSC´s – Organizações da Sociedade Civil que representam a PCD, e conta com oito eixos de atuação, tendo a acessibilidade como o primeiro, a fim de promover a igualdade de oportunidades com relação ao acesso de informações e aos diversos serviços públicos municipais. Além disto, atua na saúde, educação, inclusão, cidadania, trabalho e emprego, cultura, esporte, mobilidade, sustentabilidade e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *