Educadores Ambientais_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A comunidade da Rua do Bariri, no Engenho Velho de Brotas, recebeu na tarde na quarta-feira (11) a visita de agentes de educação ambiental da Ecosal, empresa ligada à Limpurb. Os 14 educadores, divididos em duplas, bateram de porta em porta para levar informações sobre o descarte correto de lixo.

Além do bate-papo com os moradores, foram distribuídos panfletos com dados sobre o horário da coleta, orientações sobre a forma de acondicionamento do lixo e quais os locais onde deve-se desprezar entulhos e matérias de grande porte.

As informações foram reforçadas por um carro de som que circulou na região fortalecendo o trabalho educativo. Em menos de um mês, essa é segunda vez que a ação é realizada na localidade. Residente da casa nº 5-A, há mais de três décadas, a costureira e cozinheira Mariléia Ferreira fez questão de receber os agentes e ouvir atentamente as orientações. Segundo ela, iniciativas de conscientização como essa são fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida da comunidade.

“A rua fica mais limpa. É melhor para todo mundo, a gente ganha na higiene e também na saúde, afinal com tudo limpo temos menos mosquitos, muriçocas e ratos”, pontuou a moradora, que faz questão de descartar seu lixo às 6h, antes de sair para o trabalho. O trabalho de coleta de lixo da região é feito diariamente, das 10h às 12h, com o caminhão compactador e as motos coletoras que adentram nas vielas onde não é possível o acesso do veículo maior.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Ecosal, Jorge Mangueira, um dos principais problemas é o desrespeito ao horário da coleta. “Nessa rua, por exemplo, o lixo deve ser colocado entre 10h e 12h. Caso passe do horário, o ideal é amarrar e deixar em casa para desprezar do dia seguinte. Não adianta colocar no contêiner porque termina atraindo bichos”, explicou.

Disseminando informações – Nos folders distribuídos, constavam orientações sobre o descarte. No caso do descarte de entulho e material de grande porte, por exemplo, a recomendação é levar até o ecoponto que funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, na Rua Wanderley de Pinho, s/n, Itaigara, com acesso pela ACM, atrás do Hiper Posto BR. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do Fala Salvador, no 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *