Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Nossa história é feita de luta e de união. Dois de julho de 2023, comemora-se o bicentenário da independência do Brasil na Bahia. E na Bahia, a data é comemorada com todo entusiasmo, respeito e grandiosidade merecidos.

Após a declaração da independência em 7 de setembro de 1822, as tropas portuguesas concentraram seus esforços militares em Salvador, o que levou 17 meses de combate a custo de centenas de vidas. A resistência dos baianos foi decisiva para concretizar a liberdade da nação.

Um dos fatos mais marcantes desse momento de nossa história, foi a união dos “diversos povos” brasileiros – brancos, negros e indígenas – lutaram ao lado das tropas até a retirada dos portugueses da capital baiana. Apesar da importância histórica, o dois de julho ainda é praticamente desconhecido no restante do Brasil.

“Existem diversas façanhas e personagens inspiradores que marcaram a luta armada pela independência do Brasil na Bahia. E essas são histórias que merecem ser contadas”, explica Glauber Mateus, gerente de conteúdo do Grupo Aratu.

A partir do dia 26/06, a emissora – afiliada do SBT na Bahia – inicia uma programação especial em sua grade, com programas, matérias e pílulas de conteúdos retratando diversos aspectos históricos, curiosidades e personagens que marcaram a época das batalhas.

Todo conteúdo contou com a consultoria exclusiva do historiador Rafael Dantas, além da participação de uma grande equipe de professores, especialistas e estudiosos sobre o tema.

“Tenho imensa satisfação de participar desse grandioso projeto da TV Aratu. Esse material deve ser um dos maiores registros em tempo de tela sobre o Dois de Julho e a maior importância será registrar em um documento visual todo o processo que levou à independência do Brasil na Bahia, além de falar sobre homens, mulheres e lugares fundamentais para a história de nossa nação”, exalta Rafael Dantas.

A produção dos conteúdos percorreu diversas cidades, fazendo entrevistas e visitando locais que foram palcos de batalhas e acontecimentos marcantes na luta com as tropas portuguesas. Salvador, Cachoeira, Santo Amaro, Itaparica, Pedrão foram alguns dos locais registrados no material.

“Conversamos com historiadores e conhecemos lugares importantes para a formação da nossa identidade como povo baiano. Tem sido uma experiência enriquecedora aprender sobre o processo de luta pela liberdade e entender como a nossa participação foi fundamental para a consolidação da independência do Brasil. Como jornalista, estou muito orgulhosa de estar ajudando a contar essa história para o público e ansiosa para que, em breve, todo mundo possa conferir esse material que a gente está construindo com tanta dedicação”, exalta Lorena Dias, repórter da TV Aratu.

Serviço

A programação especial começa no jornal matutino, Bom Dia Bahia, apresentando por Silvana Freire, com uma série de matérias especiais de 26 a 30 de junho a partir das 7h, abordando os temas 2 de Julho – 200 anos; As batalhas; As heroínas; Caboclos e Caboclas e Viva o 2 de julho.

Aos sábados, dias 1,8, 15 e 22/7, a partir das 19h30, serão exibidos 4 programas especiais, com os temas: A formação do povo baiano; A família real na Bahia; A Bahia em Guerra e A celebração ao 2 de Julho.

Na manhã do dia 02 de Julho (Domingo) a emissora transmitirá ao vivo o desfile cívico das 10:00 às 11:00, direto do Pelourinho, em um estúdio avançado instalado na Casa do Benin, que será um espaço exclusivo para convidados. O museu Casa do Benin, mantido pela Fundação Gregório de Matos, guarda um importante acervo artístico e cultural, reforçando a ligação entre a Bahia e o Benin, país africano de onde vieram inúmeros escravizados para o Brasil e completa 35 anos em 2023.

O projeto tem a parceria do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *