Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O corte de verbas para o ensino superior levou o deputado federal Bacelar (Podemos-BA) a apresentar um requerimento, na Câmara, convocando uma comissão geral em defesa das universidades públicas e institutos de ensino e pesquisa federais. A comissão foi marcada para 15 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Professor.

Segundo Bacelar, o programa Future-se, criado pelo Ministério da Educação para suprir os cortes das verbas, é cheio de lacunas e coloca em risco a autonomia das universidades. “Não houve efetivo diálogo com os dirigentes das instituições federais, docentes, servidores ou estudantes. Mal estruturado, o Future-se não esclarece como será a realidade das universidades que participarem ou não do programa. O efeito para o país será a pressão sobre a produção científica, o que vai levar o país ao obscurantismo”, disparou.

O deputado disse ainda que o déficit de R$ 330 milhões no orçamento do CNPq ameaça o pagamento da bolsa de 84 mil pesquisadores espalhados pelo Brasil, a partir de setembro. “Pesquisa interrompida é praticamente pesquisa perdida. A situação é grave e merece todo o nosso cuidado, empenho e atenção. Desmobilizar as universidades federais, responsáveis pela maior capilaridade da ciência, acaba sendo um objetivo muito concreto do bolsonarismo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *