Foto: Divulgação SSP
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O cuidado e atenção das equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Itabuna) com as crianças que necessitam de leite materno têm sido referência e vem garantindo que os estoques do alimento em bancos de leite do município não acabem. O trabalho faz parte do projeto ‘Bombeiro amigo do Peito’ resultou na doação de aproximadamente 25 litros de leite, só este ano.

Através da atividade, a unidade criou uma parceria com o Hospital Manoel Novaes, incorporado à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que possui desde 2001 o espaço para a reserva do leite materno.

Encarregado em coordenar o projeto na cidade, o comandante do 4º GBM, tenente-coronel Manfredo Silva Santana, explicou que, através da parceria, foram desenvolvidas ‘rotas de leite’, responsáveis por indicar a localização das mamães que tem o desejo de fazer a doação.

“Esses itinerários nos ajudam a ir até as doadoras para que possamos, com todo o cuidado, coletar os potes de leite. Nós também ensinamos a forma, manejo e precauções que elas devem ter no momento da extração do alimento”, detalhou o oficial.

Os resultados desta união são apresentados em números. A atividade itinerante dos bombeiros, que é responsável por abastecer 70% do banco de leite do centro de saúde, resultou na doação de 24,9 litros do alimento infantil, nos cinco primeiros meses do ano, entregues por 66 itabunenses.

Foco nas doações

Mesmo com os números positivos, Manfredo reforça a necessidade de mais doações para que o banco não esgote. “Nós estamos lado a lado com essas mamães e pedimos que, as que tiverem o desejo de ajudar na campanha, contem conosco”, disse.

O empenho da unidade durante a iniciativa foi elogiado pelo coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), João Aprígio Guerra de Almeida.

“Agradeço a toda a corporação pelo brilhante trabalho que desenvolve em apoio a esta rede, que, certamente, é um exemplo para todo o Brasil. Que exemplos de trabalho de tanto êxito como este possam ser espalhados por todo o país”, contou em um vídeo enviado para a unidade.

As interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes no número 73 3214-4346. O leite deve ser doado em potes de vidro com tampa plástica (tipo os de café solúvel) e estar congelado.

Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *