Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O projeto Novo Mané Dendê, através do seu Programa de Educação Ambiental (PEA), realizou na sexta-feira (20), no auditório do Colégio Estadual Clériston Andrade, no bairro de Itacaranha, a primeira oficina de compostagem. A técnica é conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural.

A atividade que deu o pontapé inicial ao Projeto Piloto Composteira é uma parceria do Novo Mané Dendê com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A oficina foi realizada para os agentes de saúde e combate às endemias e contou com uma dinâmica em grupo entre os participantes. Durante a ação, foi explicado sobre a importância da reutilização dos resíduos, com ênfase aos resíduos orgânicos.

Os profissionais aprenderam sobre o que é a compostagem, como funciona, e as técnicas de reciclagem do resíduo orgânico, transformando a matéria orgânica em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Para Edson Santos, agente comunitário de saúde do bairro de Alto da Terezinha, a experiência foi extremamente significativa. “Foi muito importante a oficina. Só veio a agregar ao meu conhecimento profissional. Vou levar para comunidade uma visão diferenciada, uma visão em favor do meio ambiente”, destacou.

Cronograma – Serão realizadas mais 12 oficinas com os participantes dos núcleos âncoras do Programa de Educação Ambiental nos próximos meses. Este compromisso do Projeto Novo Mané Dendê faz parte de uma série de atividades pedagógicas, que permite aos moradores experimentação, troca e reflexão coletiva.

“O fomento à compostagem, com as oficinas e o uso das composteiras domésticas, contribuirá para a valorização do resíduo orgânico, permitindo o uso de adubo rico em nutrientes e reduzindo o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário de Salvador.”, afirmou Danilo Sobrinho, gerente ambiental do projeto.

PEA e o Novo Mané Dendê – O programa do projeto Novo Mané Dendê tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do Subúrbio. Os bairros contemplados pelo projeto são Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena.

O Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *