Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A região do Subúrbio Ferroviário de Salvador ganhou mais uma unidade de ensino, que foi totalmente reconstruída pela Prefeitura para atender a 720 alunos entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, inauguraram nesta terça-feira (7) a nova Escola Municipal Anfilófio de Carvalho, localizada em Periperi, cuja estrutura agora conta com salas de aula climatizadas, acessibilidade e padrão sustentável. O investimento foi de R$ 8,9 milhões.

A escola mais do que dobrou a capacidade de vagas ofertadas após a obra, uma vez que as instalações anteriores abrigavam 294 alunos matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A nova estrutura tem 2,3 mil m² de área construída com 12 salas de aula climatizadas, sala multiuso, auditório, sala de leitura, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre outros espaços.

“Mais uma escola que a gente entrega em Salvador que vai atender 720 crianças do Subúrbio, daqui de Periperi. Uma escola desse porte, com salas climatizadas, com quadra poliesportiva, com toda infraestrutura, tem a capacidade de contribuir de forma decisiva para mudar o presente e o futuro dessas crianças. Essa é uma manhã emocionante, porque a gente vê o quanto as crianças estão felizes e dizendo o quanto amam a escola. Um equipamento desse porte só estimula, faz com que elas tenham a felicidade de vir estudar e melhora o aprendizado”, disse Bruno Reis.

A nova Anfilófio de Carvalho traz acessibilidade completa para crianças com necessidades especiais, tem capacidade para gerar e utilizar energia de fonte solar, além de fazer a reutilização de água pluvial e ter elevador para facilitar a locomoção de pessoas com baixa mobilidade. O equipamento também conta com quadra poliesportiva coberta, parque infantil, área de recreio, cantina e outras comodidades.

Essa é a 17ª escola entregue pela atual gestão municipal como parte da estratégia de reforçar o aprendizado na rede de educação da cidade. Como lembrou o prefeito Bruno Reis, serão 50 novas escolas em Salvador até o final de 2024, fora outras 200 unidades que já foram ou estão sendo reformadas. São mais de R$ 115 milhões investidos no setor.

“No próximo ano vamos fortalecer e ampliar ainda mais a quantidade de entregas da educação. Além de melhorar a farda, vamos também reforçar o kit escolar, com uma quantidade maior de materiais. Também vamos entregar uma mochila para cada criança. Já disse aqui às mães e aos pais que não precisam comprar mochila para o ano que vem. Além disso, vamos dar dois pares de tênis para cada criança da rede municipal. Com isso, será um fardamento completo: mochila, material didático, merenda de qualidade e escolas com toda infraestrutura”, afirmou o prefeito.

Avanços – Jeanderson Santos, de 12 anos, é aluno do 5º ano do Ensino Fundamental e estuda na Anfilófio de Carvalho desde os três anos. Ele contou que já gostava de frequentar a escola antes para ficar com os amigos, e agora ficará por mais tempo ainda na unidade. “Achei tudo maravilhoso, a gente precisava mesmo desse espaço porque a escola velha já estava debilitada. Então é muito bom ter uma escola nova porque tem um espaço melhor para todo mundo. Gostei muito da quadra, gosto muito de jogar bola e às vezes tenho mais vontade de ficar aqui com os colegas do que em casa”, afirmou.

A autônoma Natalice Silva Brandão, de 32 anos, tem o filho Aron, de 10 anos, matriculado na escola desde os cinco anos. “Sei nem o que dizer. A melhoria para as crianças é algo maravilhoso, para os professores também. As crianças vão gostar bastante, tem muita coisa aqui que está melhor do que em escola particular. Não tenho o que falar, nem deu tempo de conhecer tudo o que fizeram. Me chamou muito a atenção as salas de aula, todas agora estão com ar-condicionado, ficou uma beleza”, comentou.

Titular da Smed, Thiago Dantas destacou a ampliação de vagas em mais de 100%. “Nosso esforço de melhorar a infraestrutura da educação envolve não apenas as condições físicas das escolas, mas também a ampliação da oferta de vagas. Esse equipamento de Periperi é mais um de primeiro mundo, construído num padrão altíssimo e que vai ter durabilidade de prazo bastante longo. E, em termos de oferta de vagas, saiu da possibilidade de abrigar 300 alunos para mais de 700. A Prefeitura segue ampliando a rede. Toda reforma que é feita tem como meta também essa ampliação da oferta de vagas”, disse.

Thiago disse que a ideia do município é climatizar todas as salas de aula da rede. “Esse é um compromisso do prefeito Bruno Reis. Em breve, vamos soltar uma licitação grande pensando em climatizar toda a rede, algo que tem efeito imediato. Todas as escolas que passam por um processo de climatização apresentam, de maneira automática, um crescimento em termos de ensino por conta do conforto térmico e acústico das salas de aula. Vamos pensar medidas para acelerarmos o quanto puder esse movimento”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *