Fotos: Ascom/Sempre
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Na terça-feira (9), Dia Municipal do Combate à Fome, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou um mutirão, na Ceasa e na Feira de São Joaquim, com o objetivo de conscientizar os comerciantes sobre o poder das doações e redução do desperdício, para diminuição do cenário da fome em Salvador.

Para combater diretamente a crise alimentícia, na capital baiana, a Sempre, através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) promove atividades, ações, projetos e serviços, que visam a segurança alimentar e nutricional. A iniciativa acontece nos dois restaurantes populares, administrados pelo Município, localizados em São Tomé de Paripe e Pau da Lima, na sede do Prato Amigo, em Brotas, e em equipamentos socioassistenciais. Ações indiretas também são realizadas em instituições que possuem vínculos com a gestão.

Segundo frisou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, no Brasil, cerca de 125 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. “A Prefeitura tem feito um trabalho de mobilização e articulação, entre poder público e o setor privado, em prol das pessoas em situação de insegurança alimentar, promovendo ações de combate ao desperdício de alimentos. O objetivo é conter a fome, em um país que bate recordes no agronegócio e que, segundo a ONU, desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano”, frisou.

Banco de alimentos – O programa Prato Amigo é uma ação permanente de coleta de alimentos, que seriam desperdiçados ou descartados, nas grandes feiras e mercados da capital. Os alimentos recolhidos são levados para triagem, na sede do serviço, e encaminhados para doação a instituições previamente cadastradas no programa, que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-nutricional. Também são realizadas visitas técnicas às instituições e treinamentos de boas práticas, no manuseio e reaproveitamento integral dos alimentos.

O programa possui vínculo com cerca de 500 instituições sociais, sendo 208 cadastradas e as demais eventuais, realizando ações de coleta, todos os dias, em feiras e supermercados de Salvador. De janeiro a agosto deste ano, já foram distribuídas, aproximadamente, 70 toneladas de alimentos, para instituições que trabalham promovendo a segurança alimentar na cidade, garantindo o direito à alimentação adequada de diversas famílias amparadas.

Segurança alimentar – Os restaurantes populares são unidades de alimentação e nutrição, que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis, para pessoas em situação de insegurança alimentar. Além disso, nos restaurantes populares são desenvolvidas atividades de desenvolvimento social e geração de emprego e renda, servindo como uma estrutura multifuncional, dentro da perspectiva do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

Atualmente são oferecidas mil refeições, diariamente, sendo 550 no restaurante de São Tomé de Paripe e 450 em Pau da Lima. Também são realizadas oficinas de educação alimentar e nutricional para os assistidos, além de cursos profissionalizantes na área gastronômica, em parceria com o Senac e universidades. Desde o início da pandemia, está suspensa a taxa de cobrança de R$1 ao público. De janeiro até o dia 9 deste mês, foram distribuídas 142.500 refeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *