Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Salvador teve início na quinta-feira (1º), no Centro de Convenções da capital baiana. O evento, que reuniu professores, coordenadores e outros profissionais da educação, teve como foco o fortalecimento de vínculos em prol de um ensino ainda mais efetivo. A jornada deste ano terá cinco dias de atividades envolvendo palestras, seminários, lives e momentos de reflexão.

O prefeito Bruno Reis participou da abertura do evento, e destacou os investimentos feitos para qualificar o setor, a exemplo da construção ou reconstrução de escolas e a distribuição de tablets para os alunos e de chromebooks para os docentes. Até o final do ano, serão 50 novas escolas desde 2021, todas de alto padrão e algumas delas com piscina. Além disso, cada estudante receberá dois pares dos calçados, além de mochila, kit escolar completo e fardamento novos.

O gestor do Executivo municipal também lembrou das ações voltadas à valorização dos profissionais, como a entrega do Centro de Formação Emília Ferreiro, dedicado à capacitação dos educadores e de outros profissionais que atuam na rede municipal.


“A jornada é praticamente o início do ano letivo, com palestrantes que vão trazer exemplos de boas práticas de países e de cidades que se destacam na educação. Este é um momento para trocar experiências e conhecimentos. Esta também é a oportunidade para a gente apresentar quais são as nossas expectativas para o setor. 2023 foi um ano muito positivo, e agradeço a toda a rede pelo empenho, mas efetivamente temos muitos desafios. Sem sombra de dúvidas, para este ano, é tirar o déficit de aprendizado”, detalhou.

O secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, agradeceu o empenho dos professores e apresentou casos de alunos da rede municipal que conseguiram feitos incríveis com o apoio das escolas. Dentre as histórias, o gestor contou a das jovens Ester Rodrigues e Sthephany Cecilia Araujo, da Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, localizada no Vale da Muriçoca. Com apenas 13 anos, elas ganharam um concurso nacional e foram premiadas com um intercâmbio em Portugal.

“A educação pode impactar vidas e mudar o futuro de milhares de crianças, jovens e adultos. Se a gente conseguir sair dessa jornada inspirados por histórias que ouvimos aqui, para que elas possam ser multiplicadas, vamos conseguir ter feito o nosso trabalho”, afirmou Thiago Dantas.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Adenildes Teles, falou sobre o compromisso social e político necessário para atender às demandas. “Ampliar a jornada pedagógica de três para cinco dias é mostrar a importância de dialogar depois das férias. É mostrar a importância que a escola tem para pensar os seus processos de forma cuidadosa. É um desafio reunir este número de servidores acreditando que é possível unir pessoas que pensam na educação da cidade”, finalizou.

Formação e diretrizes – Na abertura da jornada pedagógica, gestores, professores e coordenadores participaram de uma programação com o tema “Construindo Saberes na Contemporaneidade: acolher, incluir e educar”. Dentre os palestrantes, estiveram a diretora de Excelência Pedagógica do Ministério da Educação de Singapura, Ruby Tan Yok Ching, que falou sobre o modelo educacional do país asiático, que ocupa o primeiro lugar no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Na próxima segunda-feira (5), os profissionais darão sequência às atividades e participarão de um seminário de mobilização voltado a diretores e coordenadores, no auditório do CECBA, no Costa Azul. A programação do dia ainda terá duas lives sendo uma voltada à educação integral e outra sobre saberes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *