Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Nesta semana, mais de 60 médicos, incluindo preceptores e residentes das diversas áreas cirúrgicas, passaram pelo treinamento voltado para a cirurgia robótica, promovido pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

O diretor médico, Osvaldo Neto, urologista e cirurgião, explica que o maior hospital público do estado tem buscado acompanhar os avanços tecnológicos para melhor atender seus pacientes, e a cirurgia robótica é uma realidade em diversas unidades de saúde do país.

Ele explica que a cirurgia robótica é minimamente invasiva, faz incisões bem pequenas, reduz o sangramento, diminui o tempo de internação e o risco de infecção, além de reduzir as dores do paciente e proporcionar uma recuperação mais rápida, voltando assim às suas atividades o quanto antes.

Mas ele lembra que a máquina não realiza as cirurgias sozinha, ela reproduz todos os movimentos do cirurgião, que dá o comando através de um console, por isso é necessário ter cirurgiões capacitados para utiliza-la nos pacientes, motivo pelo qual ele já está antecipando o treinamento dos profissionais que “trabalham aqui no hospital, pois quando conseguirmos implantar o serviço, não precisaremos esperar um tempo, até a equipe ter condições técnicas para manusear os robôs”, destaca o diretor.

A iniciativa é uma parceria com a Endocompany, que instalou duas máquinas gratuitamente no HGRS durante três dias para que os médicos pudessem praticar sob a orientação de uma pessoa especializada em operar os equipamentos robóticos, proporcionando simulações realísticas de cirurgias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *