Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Por Pollyane Marques – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A semana entre 15 e 21 de outubro chama atenção para o descumprimento de uma série de direitos universais. Entre eles, está o direito à alimentação, a igualdade de gênero no campo e a valorização dos educadores.

Em ocasião ao Dia do Professor (15), o programa Caminhos da Reportagem (TV Brasil) leva ao ar o episódio Vida em sala de aula, que conta um pouco da rotina complexa e exaustiva de mulheres e homens que realmente constroem a educação no país. Acompanhe no player abaixo:

Neste domingo, também se celebra os 45 anos da Assinatura da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Ativistas e pesquisadores apontam que uma forma de garantir o direito desses seres é mudando os hábitos alimentares e de consumo. Em 2017, o jornalismo web da EBC produziu o especial Vegetarianismo: entenda esse estilo de vida. O material explica, por exemplo, como a ciência evoluiu para um conceito de que os animais são seres sencientes

Luta das mulheres do campo
Um dos destaques mais importantes da semana é o Dia Internacional das Mulheres Rurais (15). O o relatório “The status of women in agrifood”, feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), destaca as desigualdades de gênero no campo.

Entre os problemas que as mulheres encontram, estão as piores condições de trabalho, menos acesso à posse da terra, ao crédito e à formação e também o fato de elas ganharem 18% menos que os trabalhadores homens em mesma situação.

A pesquisa revela que o combate às desigualdades de gênero no campo e empoderamento de mulheres nos sistemas agroalimentares poderiam aumentar o PIB mundial em US$ 1 bilhão e acabar com a insegurança alimentar de 45 milhões de pessoas.

Brasília (DF) 16/08/2023 – Mulheres agricultoras realizam a 7ª Marcha das Margaridas.
O evento, que é feito de quatro em quatro anos, traz para a capital federal as pautas políticas das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. A
Brasília (DF) 16/08/2023 – Mulheres agricultoras realizam a 7ª Marcha das Margaridas. O evento, que é feito de quatro em quatro anos, traz para a capital federal as pautas políticas das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. Joédson Alves/Agência Brasil
No Brasil, a 7ª edição da Marcha das Margaridas, reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília, reforça a luta por direitos das mulheres rurais. Sobre o evento, vale a pena conferir o especial da Agência Brasil Por que marcham as Margaridas?, que traz um compilado de pautas das mulheres do campo, da cidade e da floresta hoje no Brasil.

Alimentação e erradicação da pobreza
O Dia Mundial da Alimentação (16), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1980 e amplamente difundido pela FAO, é um convite à reflexão sobre comer, desperdiçar e lutar para que todos estejam alimentados e nutridos. O tema proposto para o debate deste ano é “Comida, Água, Direitos e Equidade”. Para ajudar a refletir sobre o tema, confira algumas reportagens publicadas pela Agência Brasil no especial Vidas secas no país das águas.

A erradicação da pobreza é uma das metas da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17) funciona como um alerta para que esse objetivo não fique de lado. Mas parece que ainda estamos longe de atingir a meta. Segundo a ONU, no ano passado, cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo viviam em diversas dimensões da pobreza.

Em 10 de outubro, o Repórter Brasil noticiou os dados de uma pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): de um total de 53 milhões de crianças e adolescentes no Brasil, quase 31,9 milhões deles estão privados de um ou mais direitos. E cerca de 36% dessas crianças e adolescentes vivem com recursos insuficientes para atender às suas necessidades.

A Agência Brasil também falou sobre o assunto mostrando o desafio do combate à pobreza na América.

Dia Mundial da Menopausa
A menopausa é o nome dado à última menstruação e, apesar de ocorrer com todas as mulheres, ainda é tratada como um tabu. Para combater quaisquer estigmas em torno desse período, a Sociedade Internacional da Menopausa, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de diferentes organizações não-governamentais, celebra o Dia Mundial da Menopausa em 18 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *