Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, a partir do segundo semestre deste ano, oficinas de comunicação para os profissionais que atuam na unidade. A ação, que ocorrerá de acordo com o planejamento e cronograma institucional, é resultado da parceria do serviço de psicologia e da Comissão de Educação Permanente Multiprofissional (Cepemu-HGRS).

Os encontros – conforme explica a coordenadora de ensino do HGRS, Carina Picanço – acontecerão como desdobramento do diagnóstico feito pela Cepemu, em que os trabalhadores sugeriram temáticas relacionadas às suas necessidades no cotidiano profissional. “Assim, planejar ações de ensino a partir da escuta dos trabalhadores ocorrem em alinhamento às premissas da Educação Permanente em Saúde [EPS], em um movimento que tenta superar a lógica de pensar o ensino de forma verticalizada e descontextualizada”, conta.

A psicóloga Ana Luiza Rubini, mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social, e a enfermeira Gisélia Bárbara Silva, mestre em comunicação, serão as responsáveis por ministrar as oficinas. Ambas conduziram a oficina piloto, realizada, no último mês, para técnicas de enfermagem da enfermaria 2C. Na ocasião, foram trabalhadas noções dos elementos da comunicação, estratégias para uma comunicação mais efetiva, seja no âmbito pessoal ou corporativo, e conteúdos de comunicação não-violenta.

Para a coordenadora do serviço de psicologia do HGRS, Lilian Rezende Novais, essas ações são importantes para a equipe pois, segundo analisa, o processo comunicacional está além da transmissão de informações: “sobretudo, nos aspectos subjetivos envolvidos, que nem sempre são perceptíveis, mas podem geram ruídos de comunicação e comprometer as relações de trabalho”.

As oficinas de comunicação do HGRS acontecerão mensalmente, com as diversas categorias profissionais que atuam na instituição. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, as turmas terão número reduzido de participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *