Fotos: Jefferson Peixoto/Secom
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Mão erguida, gestos firmes, um apito longo, a fila de carros anda, o trânsito flui e a cidade segue seu funcionamento. Essa é a rotina do agente de trânsito, que tem seu dia comemorado nesta quinta-feira, 23 de setembro.

Há 22 anos vestindo a farda e cuidando do trânsito da capital baiana, Reginaldo Patrocínio, 57 anos, viu muita coisa. Nem sempre boas, no exercício da profissão cujos desafios são diários. Mas como agente de trânsito, ele diz que está sempre pronto a orientar e ajudar, em vez de punir, encarando a realidade com otimismo.

“Acredito que a relação com o motorista mudou para melhor. No princípio, havia grande dificuldade no trato com o cidadão e na receptividade deles conosco. Com o tempo, condutores, pedestres e ciclistas passaram a nos entender melhor e vice-versa”, avaliou.

Patrocínio acredita que hoje há melhor diálogo e convivência, pois existe mais respeito dos dois lados. “Tem sido uma grande experiência e um aprendizado diário atuar no trânsito de Salvador. O agente está no trânsito para ajudar e educar, não para punir. De nossa parte é preciso saber agir, seja com rigor, seja orientando da forma correta”, destaca o agente.

Segundo a Transalvador, atualmente existem cerca de 600 agentes na ativa, cumprindo o papel de preservar a segurança viária, ordenar o trânsito, orientar os condutores, pedestres, ciclistas e todos que compõem o trânsito.

Pandemia – Desde o início da pandemia, além das atividades habituais, os profissionais participam de ações para coibir a propagação do vírus. Em especial, na restrição do tráfego em alguns bairros e vias, como na Avenida Joana Angélica e em Paripe. Com o início da vacinação, alguns desses agentes estão ordenando as filas de veículos, nos pontos de drive-thru.

Segundo Roberto Barbosa Monteiro, 58 anos, que há uma década e meia atua em uma das áreas mais movimentadas da cidade, a Avenida ACM, um dos períodos mais críticos de seus 15 anos na Transalvador tem sido o atual, durante a pandemia do coronavírus.

“Está sendo desafiador, pois além da função habitual, ainda estamos dando suporte à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em relação ao controle das filas nos drive-thru de vacinação. Estamos em todos os locais, dando pleno apoio e promovendo, além do controle, a educação para o trânsito, sempre buscando evitar problemas que comprometam o tráfego nas ruas da cidade”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *