Foto: Lucas Moura/Secom
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Colaboradoras da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participaram, na tarde desta quinta-feira (11), de uma palestra sobre como reconhecer sinais dos diversos tipos violência contra a mulher e de que modo procurar ajuda da rede de proteção ao público. A atividade, que ocorreu na empresa terceirizada LimpCity, em Granjas Rurais Presidente Vargas, faz parte das ações realizadas através do programa Alerta Salvador, desenvolvido pela Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A palestra foi realizada pela técnica de Formação em Gênero, Raça e Direitos Humanos da SPMJ, Janildes Lima, e pela enfermeira do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), Aline Barreto. Durante a atividade, além de tirar dúvidas sobre os serviços prestados pelo município para proporcionar a garantia dos direitos femininos, as colaboradoras também receberam materiais educativos e preservativos.

Janildes Lima explicou que, em muitos casos, a intenção do agressor, ao praticar violência contra a mulher, é gerar dúvidas à vítima. Para ela, falar sobre o tema é essencial, de forma a evitar que a mulher continue em sofrimento e até mesmo que o caso resulte em feminicídio.

“A violência a contra a mulher acontece de forma muito tênue. A partir deste saber, a gente vem e discute com elas sobre as situações, mostrando que essas práticas não têm o caráter nem de proteger nem de cuidar delas. Por isso, estamos com o programa em toda a cidade, com a intenção de enfrentar e erradicar o problema”, afirmou.

Conscientização – Por meio do Alerta Salvador é realizado o trabalho de capacitação e informação durante todo ano. O trabalho também é intensificado em algumas datas emblemáticas para o enfrentamento a violência contra o público feminino, de forma a alcançar ainda mais os soteropolitanos.

Este mês as ações do programa ocorrem em alusão a campanha Agosto Lilás e ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (25 de agosto). Nesta sexta-feira (12) a atividade chega até a empresa terceirizada JotaGê, às 15h. Na semana seguinte, no dia 18, a ação acontecerá na garagem da BF Ambiental. Já no dia 19 de agosto, a Limpurb levará a palestra para as ilhas.

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, destacou que o conhecimento é um dos principais instrumentos para a erradicação da violência contra as mulheres. “Por isso, estamos levando mais uma vez esse projeto para as garagens das empresas que prestam serviço à Limpurb, que além de promover a valorização dos nossos profissionais, reforça que não se calar diante de qualquer situação de violência contra mulher deve ser um compromisso de todos”, comentou.

Rede de proteção – Em casos de violência, a mulher pode buscar ajuda social, psicológica ou jurídica especializada no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira; Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (Cramlv), nos Barris, e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. Além destas unidades, a mulher também pode contar com o suporte de informações do Fala Salvador, através do número 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *