Foto: ilustrativa
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Ciclovia SuburbanaO vereador José Trindade (PSL) considera que “as ciclovias entregues pelo prefeito ACM Neto mostram as diferenças entre suas ações voltadas para pobres e ricos”. Conforme observa, as faixas que ele entregou nas orlas da Barra, Rio Vermelho e Costa Azul seguem os padrões delimitados pelo Plano de Mobilidade por Bicicletas, do Ministério das Cidades e pelo Manual do Contran, “já a entregue na Suburbana indica exatamente a falta de preocupação do prefeito com as populações mais pobres”. Para o parlamentar, “isso se repete na educação, saúde, encostas, serviços de manutenção e coleta de lixo”. Trindade reitera que recorrerá à justiça para que sejam tomadas providências que evitem ocorrências no local.

A lei determina que a largura mínima para uma ciclovia seja de 1,20 metros, para casos de circulação unidirecional de tráfego de bicicletas, mas a projetada na Suburbana tem 90 centímetros. Moradores da região consideram que a pista representa vários perigos e pedem uma intervenção da justiça. “A justiça tem que tomar uma providência, e mandar o prefeito refazer isso; do jeito que está não serve para nada, vai apenas aumentar o número de acidentes aqui na região, que já é bem grande”, observa Carlos Ferreira, morador há 12 anos do Subúrbio Ferroviário.

Segundo dados da Transalvador, somente no ano passado foram registrados 17 acidentes com vítimas fatais na Suburbana. Segundo o órgão, a avenida é a terceira mais perigosa de Salvador quanto ao número de acidentes, registrando mais de mil ocorrências em 2015. O vereador Trindade prevê que “a inadequação às normas e parâmetros legais definidos pelo Plano de Mobilidade por Bicicletas, do Ministério das Cidades e pelo Manual do Contran poderá aumentar, sensivelmente, o número de acidentes na via”. Conforme pondera, “a total inadequação aos parâmetros legais poderá aumentar o número de acidentes na via, o prefeito ACM Neto será responsabilizado por possíveis acidentes que ocorram na Avenida Suburbana, inclusive se houver mortes”.