Semana “Eu vim da Bahia” no Shopping Barra
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Semana “Eu vim da Bahia” no Shopping Barra
Semana “Eu vim da Bahia” no Shopping Barra

Uma série de atividades lúdicas relacionadas aos personagens da Coleção Eu vim da Bahia, que será lançada no dia 20 de outubro, junto com a abertura da exposição das ilustrações originais dos livros, acontecerá até o dia 31 deste mês no piso L4 do Shopping Barra. A proposta é associar atividades culturais ao conteúdo dos seis títulos que tem inspiração na vida dos personagens: Ana Nery, Anísio Teixeira, Castro Alves, Milton Santos, Theodoro Sampaio e Tia Ciata.

A programação começa no dia 20, às 19h, com uma apresentação das Ganhadeiras de Itapuã em homenagem a Tia Ciata. O samba segue no mesmo dia com o autógrafo das seis autoras e a abertura da exposição dos originais das ilustrações dos livros, que contará com a presença de D. Babi Teixeira, filha de Anísio Teixeira, um dos personagens da coleção.

No dia 23, sexta-feira, Regina Campana contará as histórias do livro Ana, meu avô e eu sobre Ana Nery, a partir das 16 horas. Antes, à tarde, contará com a performance de um Clown – e apresentação do mágico e ilusionista, que também completam a programação nos dias 24, 25, 30 e 31. O sábado (24) será a vez de Mabel Velloso relembrar sua infância contando a história do livro Theodoro – Uma viagem no ontem, que foi inspirado nos dias que passeava com o seu pai pelas ruas de Santo Amaro. No domingo, dia 25, malabarista com globos fará espetáculo com referências ao livro O Menino e o Globo, de inspiração no pensamento de Milton Santos.

No dia 30, sexta-feira, o ator e apresentador Jackson Costa fará uma performance no shopping, declamando poemas do poeta dos escravos, Castro Alves. A partir das 19h, Daiane Oliveira, Janete Kislansky, Mike San Chagas, Neide Cortizo, Paulo Rufino e Rebeca Silva, os ilustradores da coleção darão autógrafos. No sábado, dia 31, Diana Ramos vai contar a história de Anísio Teixeira por meio do livro Quem está aí?, que fala do educador.

Eu vim da Bahia – Impressos em Vitopaper®, papel sintético feito a partir de plásticos reciclados, os seis títulos não são biografias tradicionais, pois misturam ficção e história de forma lúdica e atrativa. A coleção recebe este título por sua temática que fala da vida de nomes que saíram da Bahia e se destacaram nacionalmente como Castro Alves, Anísio Teixeira, Ana Nery, Milton Santos, Tia Ciata e Theodoro Sampaio.“Estes personagens são a prova viva da arte e do pensamento do povo desta terra” disse Fernando Oberlaender, da Caramurê Publicações. A editora idealizou e organizou o projeto, que tem o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o FAZCULTURA e conta com o apoio do Shopping Barra para a programação.

Eu vim da Bahia
Lançamento: 20/10, às 19 horas, Piso L4, do Shopping Barra
Páginas 32
Valor: R$ 34,00
Vendas: No stand no Shopping Barra. Depois do lançamento nas livrarias da cidade

Programação “Eu vim da Bahia”

Dia 20/10 (terça-feira)

19h – Apresentação acústica das Ganhadeiras de Itapoan, homenageando Tia Ciata.
19h30 – Noite de autógrafos com as autoras: Adelice Souza, Ayêska Paulafreitas, Lena Lois, Mabel Velloso, Maria Antônia Ramos Coutinho e Neide Cortizo. Presença de Babi Teixeira filha de Anísio Teixeira.

Dia 23/10 (sexta-feira)

15h – Clown – performance​;​
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista;​
16h – Regina Campana contando o livro Ana, meu avô e eu sobre Ana Nery. 

Dia 24/10 (sábado)

15h – Clown – performance​;​
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista​;​
16h – Mabel Velloso contando o livro Theodoro – Uma viagem no ontem.

Dia 25/10 (domingo)

15h – Clown – performance​;​
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista​;​
16h – Apresentação de malabarista com os globos, homenagem a Milton Santos.

Dia 30/10 (sexta-feira)

15h – Clown – performance​;​
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista​;​
16h – Performance de Jackson Costa homenageando Castro Alves​;​
19h – Noite de autógrafos dos ilustradores: Daiane Oliveira, Janete Kislansky, Mike San Chagas, Neide Cortizo, Paulo Rufino e Rebeca Silva.

Dia 31/10 (sábado)

15h – Clown – performance​;​
15h30 – Apresentação do mágico e ilusionista​;​
16h – Diana Ramos contando o livro Quem está aí?, sobre Anísio Teixeira.

Sobre o Vitopaper®

O Vitopaper® é um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão. Produzido pela maior processadora de polipropileno da América Latina, a Vitopel. O papel sintético exigiu três anos de pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O Vitopaper® é produzido a partir de filmes plásticos vendidos para embalar produtos como chocolate e salgadinhos, entre outros, que são utilizados após o consumo. Para cada tonelada produzida deste papel, deixam de ser enviados aos aterros e lixões 750 quilos de resíduos plásticos.

Sobre a Caramurê

Com o foco voltado para o mercado local, a Caramurê Publicações se destaca no mercado editorial baiano, com livros de arte, literatura e infanto-juvenis. Com um time de autores, sendo 90% deles baianos, a editora defende a regionalização da cadeia produtiva do livro na               Bahia. Com isso, comemora os títulos como “O sonho dos anjos – contos reunidos & inéditos”, de Ruy Espinheira Filho, As Marcas da Cidade de Aleilton Fonseca e Domingo na Praça de Neide Cortizo, 20 Canções de Amor e um Poema quase Desesperado do poeta José Carlos Capinan e Rumor das Horas de Cássia Lopes que foram adotados por escolas da rede privada de Salvador dentre outros.

Dentre as publicações de arte estão 50 Anos de Arte na Bahia, e Água Reflexos na Arte da Bahia, ambos da crítica Matilde Matos, Salvador uma iconografia através dos séculos da carioca Fernanda Terra, Francisco Senna e Daniel Rebouças e a coedição do livro Mestres da Gravura, também da escritora do Rio de Janeiro. Nos próximos meses estará lançando Escultura Contemporânea no Brasil do crítico carioca Marcelo Campos.

www.caramure.com.br
Instagram@caramure

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar. Em relação às Comunidades vizinhas aos polos onde mantém operações, ela contribui para melhorar o desenvolvimento humano de forma ampla, o que inclui aspectos de inserção social produtiva, ambientais e culturais. O investimento social da Braskem em 2013 somou R$ 17,5 milhões.