Prefeitura de Salvador - Foto: subúrbio News
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Prefeitura se prepara para o início dos festejos juninos que acontecerão nesta semana em Salvador, mantendo serviços essenciais de saúde e promovendo ações preventivas de fiscalização, ordenamento e transporte em esquemas especiais.

De quinta (22) até sábado (24), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizará uma ação de conscientização com o objetivo de notificar todos os estabelecimentos comercias no entorno das festas, que acontecerão no Pelourinho e em Paripe, para evitar a comercialização de bebidas em vasilhames de vidro e ocupação de vias públicas com mesas e cadeiras. Além disso, os fiscais do órgão também irão vistoriar as estruturas dos palcos montados nos circuitos.

O São João do Pelourinho vai contar com 355 ambulantes licenciados. Lá, do dia 22 a 25, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizará operações com cerca de 60 agentes para o ordenamento do comércio e garantir a acessibilidade dos frequentadores da festa, coibindo práticas irregulares de venda. A fiscalização do comércio informal também alcançará o São João de Paripe, no Subúrbio, de 22 a 24. Todas as duas ações terão apoio da Guarda Civil Municipal.

Transporte e trânsito – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai estender o horário de operação de 28 linhas de ônibus e do Elevador Lacerda, no período do São João, para atender à população que irá frequentar a região do Pelourinho. A partir desta quinta (22), linhas com itinerários em diversos pontos da cidade terão o roteiro prorrogado até as 3h da madrugada (veja a tabela abaixo). Além disso, o Elevador Lacerda vai funcionar durante 24 horas, a partir das 18h do dia 22 até as 6h da manhã do dia 25. Nesses dias, das 18h às 6h, o equipamento funcionará gratuitamente.

Os usuários de transporte público ainda contarão com três veículos reguladores, que serão disponibilizados para a Estação da Lapa/Elevador Lacerda, junto com outros seis para o Terminal da Barroquinha, entre 22h e 4h da manhã do dia 23. Nos dias 24 e 25, haverá seis coletivos da mesma frota para a Estação da Lapa e para Barroquinha, também das 22h às 4h. As pessoas que optarem em usar táxi terão três pontos: Praça Cairu, Terminal Náutico e Praça Municipal.

A Transalvador irá monitorar o trânsito, por meio do Núcleo de Operação Assistida (NOA), e por equipes presentes nas principais avenidas e saídas da cidade, como Rodoviária e Ferry Boat. Além disso, haverá interdições de tráfego e alterações para comemorações no Centro Histórico e em Paripe, entre a quinta (22) e o sábado (24).

Neste período, no Centro Histórico, as vias de acesso ao Largo do Terreiro de Jesus serão interditadas das 15h às 3h do dia seguinte. Também será proibido o estacionamento no local, entre 12h e 3h.

Em Paripe, das 15h às 3h, as vias que margeiam a Praça João Martins serão interditadas e a opção de tráfego será seguir pela Rua Senhor do Bonfim, Avenida Carioca de Paripe e a Rua Pajussara de Paripe. O estacionamento será proibido na Praça João Martins, das 12h às 3h.

Defesa Civil – A Codesal estará de plantão todos os dias para oferecer todo o apoio em caso de emergência. As equipes de engenheiros, motoristas e assistentes sociais estarão de plantão na sede, além da Central 199, que funciona 24h por dia.

Saúde – Quem necessitar de atendimentos de urgência e emergência durante o feriadão poderá procurar as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Realizam esse serviço as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, San Martin, Vale dos Barris, Brotas, Hélio Machado (Itapuã), Paripe e São Cristóvão, além dos Pronto Atendimentos (PAs) São Marcos, Alfredo Bureau (Marback) e Edson Teixeira (Arenoso) e Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo) e Rodrigo Argolo (Tancredo Neves). A Central do SAMU estará em esquema de plantão todos os dias, inclusive dando apoio ao São João do Pelourinho.

Manutenção – Os serviços de desobstrução de canais e caixas de passagem, drenagem e podas de árvores não sofrem alterações para o período e seguem o cronograma normal de atividades em regime especial. Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), equipes responsáveis pela manutenção de praças e passarelas também realizarão atividades de vistoria e reparos nos espaços públicos. As intervenções ligadas às operações Chuva e Tapa-buracos também continuam sem modificações.

Salvamar – Do dia 21 a 25, os agentes da Salvamar atuarão em 28 postos fixos e em mais quatro volantes do Jardim de Alah até Ipitanga, para atender aos banhistas que forem à praia. O órgão aconselha que quem for tomar banho de mar deve ficar atendo às condições climáticas e buscar informações sobre as condições da maré no local.

 

Abaixo, as linhas de ônibus que vão prolongar o atendimento até as 3h:

 

CÓDIGO LINHA
0416 IAPI –França/Campo  Grande
0424 Santa Mônica – Barroquinha
0705 Nordeste – Baixa dos Sapateiros
0717 Vale das Pedrinhas – Barroquinha
0923 Conjunto Guilherme Marback – Barroquinha
1001 Aeroporto-Sé
1034 Parque São Cristóvão – Barroquinha
1109 Pernambués – Barroquinha
1202 Tancredo Neves – Barroquinha
1216 Mata Escura – Barroquinha
1227 Nova Sussuarana – Barroquinha
1317 Pau da Lima – Barroquinha
1321 São Marcos – Barroquinha
1345 Castelo Branco – B. dos Sapateiros/ Barroquinha
0201 Ribeira/Bonfim – Campo Grande
1504 Pirajá – Baixa dos Sapateiros
1533 Fazenda Coutos – Lapa
1602 Alto de Coutos – Lapa
1606 Paripe – Baixa. Dos Sapateiros

 

Além disso, nos dias 22, 23 e 24, nove linhas de ônibus do Sistema de Transporte  Complementar (Stec) prolongarão o itinerário até o Elevador Lacerda até 0h, facilitando o acesso para quem quer curtir o São João.

Linhas do Stec 

Código Linha Roteiro
L101 BASE NAVAL  

 

 

 

… Av. Afrânio Peixoto, Baixa do Fiscal, calçada, São Joaquim, Av. Engenheiro Oscar Pontes, Av. Da França, retorno na em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia, Água de Meninos, Rua Fernandes Vieira, Rua Luiz Maria, Av. Afrânio Peixoto…

L107 BASE NAVAL
L108 VISTA ALEGRE
L111 LOBATO
L402 ALTO DO CRUZEIRO
L403 RIO SENA
L409 FAZENDA COUTOS
L411 VISTA ALEGRE
L412 BASE NAVAL

 

 

SECOM – Secretaria de Comunicação