Prefeitura no combate a Aedes
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Prefeitura no combate a  Aedes
Prefeitura no combate a Aedes

Mais nove bairros da capital recebem o faxinaço contra o Aedes nesta sexta (14), sábado (15) e segunda-feira (17).    Entre as 08 e 15 horas, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Limpurb estarão envolvidos na ação nas localidades São Caetano, Bom Juá, Boa Vista de São Caetano, Fazenda Grande, Santa Luzia, Marechal Rondon, Pirajá, Valéria e Campinas de Pirajá.

Durante o “faxinaço”, os moradores das localidades devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.

Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses também intensificarão as visitas casa a casa e a vistoria de depósitos elevados como caixas d’água e calhas para identificação e eliminação de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os agentes realizarão ainda a distribuição de materiais educativos com o intuito de sensibilizar a população sobre as medidas de combate aos vetores.

Balanço
Desde que foram retomados pela Prefeitura no final de julho, o faxinaços conta do Aedes já beneficiaram 19 bairros do município, recolhendo aproximadamente 267 toneladas de lixo nas localidades, além de visitar mais de 3.800 imóveis e eliminar cerca de 7 mil focos do vetor.

Dados
O trabalho preventivo realizado em Salvador desde o ano passado resultou em uma redução de 77% no número de casos confirmados de dengue no município. De janeiro a agosto de 2015, a capital baiana registrou 478 casos da patologia, enquanto no mesmo período do ano passado, foram confirmadas 2.053 pessoas infectadas. A Vigilância Epidemiológica da SMS confirmou ainda, três casos de zika vírus nos primeiros sete meses deste ano, enquanto outras 17 mil ocorrências suspeitas seguem sob análise. No caso da chikungunya, a Prefeitura contabiliza quatro casos em 2015.