Curso de Roteristas
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Curso de Roteristas
Curso de Roteristas
Já estão abertas as inscrições para a segunda temporada do Estação do Drama, programa de formação de roteiristas idealizado pelo Grupo A Tevê (Grupo de Pesquisa em Análise de Teleficção), grupo de pesquisa da Faculdade de Comunicação da UFBA. Voltado para profissionais de audiovisuais que atuam no mercado baiano, além de estudantes, pesquisadores e interessados no assunto, o Estação do Drama oferece cursos, oficinas, palestras e debates sobre criação e produção de roteiros para televisão e web.
O primeiro curso do programa, Escrita de Roteiro para Seriados, terá nove encontros, ministrados aos sábados pela manhã. Com caráter de oficia prática, as aulas irão trabalhar a ideia e o argumento que antecedem a criação e a escrita do roteiro, incluindo discussões sobre planejamento e escolhas narrativas adequadas à verba do projeto, arco dramático, construção das personagens, formatação do texto e dos diálogos. O objetivo principal é que, ao final do curso, os alunos tenham prontos tanto o projeto da série como o roteiro do primeiro episódio.
As inscrições podem ser feitas no site www.estacaododrama.com.br e serão ofertadas trinta vagas, com investimento de R$ 400 por aluno. O curso será ministrado pelos roteiristas Amanda Aouad e Gustavo Erick. Além da oficina Escrita de Roteiro para Seriados, o Estação do Drama vai ofertar cursos sobre Introdução à Serialidade, ministrado por João Senna; Sitcons, ministrado por Jéssica Neri; Desenvolvimento de Projetos de Seriados, ministrado por Iara Sydenstricker; e Gêneros e Universos Ficcionais, ministrado por João Araújo. As aulas acontecem em na Faculdade de Comunicação da UFBA em Ondina.
Importância
Em 2015, completam-se quatro anos da Lei 12.485/2011, conhecida como a Lei da TV Paga, que obrigou os canais por assinatura a ofertar conteúdo nacional realizado por produtoras independentes, gerando 1070 horas anuais de conteúdo nacional e independente. A principal consequência desse dispositivo legal foi o aumento da produção e circulação de produtos audiovisuais brasileiros, criando mercado para os roteiristas, produção de empregos e circulação de renda, além de promover mais profissionalismo e fortalecimento do mercado no país e disseminação da cultura nacional.
Diante disso, o Estação do Drama acaba por se tornar um polo formador de profissionais e espaço para a troca de experiências na área, reunindo roteiristas e pesquisadores atentos às demandas do mercado, tanto das produtoras de audiovisual quanto das empresas, públicas e privadas, envolvidas na circulação destes produtos.
E o trabalho do Estação do Drama já está colhendo resultados. Alunos da primeira temporada do programa, realizada em 2014, participaram no último dia 26 de julho do Estação Pitiching, com a apresentação de quatro trabalhos idealizados durante as aulas e avaliados por representantes de produtoras locais e da Associação de Roteiristas (AR). São argumentos de roteiristas baianos de conteúdo nacional e ambientadas no Brasil, reforçando a importância da Lei da TV Paga e revelando também um potencial polo profissional dentro da Bahia.
O Estação do Drama é um projeto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da Faculdade de Comunicação da UFBA com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.
Para saber mais sobre o projeto, veja nosso vídeo explicativo: