Prefeitura de Salvador - Foto: subúrbio News
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
A partir desta terça-feira (1º), o projeto “Compositoras: Mulheres em Atitude” inicia as inscrições para oficinas de criação e apresentação musical com registro em videodocumentário. Um dos aprovados pelo edital Arte Todo Dia – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a iniciativa é gratuita e visa estimular processo criativo e laboratório de criação musical para mulheres compositoras amadoras, com ou sem formação musical. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente para o e-mail mulherematitude@gmail.com até o próximo dia 20, informando nome completo, idade e telefone de contato.
A programação do projeto começa no dia 2 de abril e as aulas serão realizadas durante todo o mês às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, no Espaço Xisto, nos Barris. Os facilitadores são integrantes do grupo “Ana Cordeiro e os Lobos”, uma banda de música brasileira que brinca com referências pop como rock, reggae e o regional, dando contornos novos à bossa, ao ijexá e o samba. As músicas mostram melodias que procuram fugir do formato tradicional ao inserir poemas lidos, sons ambientes e letras que falam de sentimentos, cenas do cotidiano, histórias de vida, visões de mundo e espiritualidade presentes na vida do baiano contemporâneo.
O projeto de criação musical e produção autoral será desenvolvido de forma intuitiva e orgânica, proporcionando às mulheres inscritas acompanhamento com músicos profissionais e registro audiovisual. Além disso, serão realizadas trocas de experiência com compositoras profissionais convidadas, como Manuela Rodrigues (compositora) e Vaneide Luz (compositora e arteterapeuta), e técnicas de arte terapia, com a psicóloga Teresa Rodrigues.