Centro Histórico de Salvador (Terreiro de Jesus, Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Cruz Caída e Elevador Lacerda). Foto: Raul Golinelli/GOVBA
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Centro Histórico de Salvador (Terreiro de Jesus, Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Cruz Caída e Elevador Lacerda). Foto: Raul Golinelli/GOVBA
Centro Histórico de Salvador (Terreiro de Jesus, Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Cruz Caída e Elevador Lacerda).
Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Estão abertas as inscrições para o 2º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves e para a 15ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, que acontecem no próximo dia 12 (sábado), respectivamente às 10h e 13h, no museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA), no município de Cabaceiras do Paraguaçu, no recôncavo baiano. Os eventos fazem parte das comemorações pelos 169 anos de aniversário do poeta Castro Alves, nascido no local em 14 de março (Dia Nacional da Poesia).

Para se inscrever é necessário entrar em contato com o PHCA pelo telefone (75) 3681-1102 ou pelo e-mail renyparquehistorico@gmail.com. A idade máxima para participar do festival infantil é 13 anos e será solicitada a autorização de um responsável. A premiação dos vencedores acontece no dia 14 (segunda-feira), às 11h30, no próprio museu.
Os eventos são uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) e já são tradição na cidade, reunindo pessoas de diversas regiões e de todas as idades, que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro.
A diretora da Dimus, Ana Liberato, explicou que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”.
Nos festivais os jurados analisam a originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), a fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e a fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema).
Os jurados serão Edvard Passos (encenador, dramaturgo e pesquisador das relações de Castro Alves com o teatro e a teatralidade), Eliene Diniz (socióloga com experiência na área de literatura); Kátia Borges (jornalista e escritora), Osvaldina Cezar (museóloga e coordenadora do Centro Cultural Solar Ferrão) e Patrícia Santos (professora mestre em Comunicação Museológica pela UFRB).

Sobre o PHCA
Por conta do primeiro centenário da morte de Castro Alves, em março de 1971, foi inaugurado, no lugar onde ele nasceu, o museu biográfico Parque Histórico Castro Alves, numa área de 52 mil metros quadrados. O acervo convida os visitantes a mergulharem no universo do porta-voz literário da abolição da escravatura no Brasil. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e 14h às 17h, e fins de semana e feriados das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

Fonte: Ascom/Dimus