Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

PrefeitoACMNeto_entregatitulodepossoCasaLegal_KM17Itapua_fotoAngeloPontes16Os moradores da região de Itapuã comemoraram mais duas ações de melhoria no bairro, promovidas pela Prefeitura e realizadas neste sábado (27), com a presença do prefeito ACM Neto. A primeira delas foi a entrega de 1 mil títulos de posse de terreno, dentro do programa Casa Legal, para moradores do Km 17, em cerimônia na Rua Luis Eduardo Magalhães. Em seguida, foi a vez da assinatura da ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 332 casas em situação precária, dentro do programa Morar Melhor, na Baixa do Soronha. As solenidades foram acompanhadas pelos secretários de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana; de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis; e da Chefia de Gabinete, João Roma, além de autoridades e população.

Uma das beneficiadas pelo Casa Legal, a doméstica Maria Dodó da Conceição , de 64 anos e há 20 deles como moradora do Km 17, era só alegria ao receber  o documento. “Moro na casa com meu companheiro, minha filha e mais três netos, e há muito tempo lutava por isso, ficava preocupada com minha filha. Agora, quando eu morrer, a casinha será dela”, salientou. Outra beneficiada foi a operadora de caixa Cristiane Santos, de 27 anos, grávida de oito meses e mãe de uma menina de 6 anos. “Moro com meu marido e minha filha na casa que meu pai me deu. Com esse programa, tenho a confiança de que realmente a moradia é minha, que realmente tenho direito à minha casa. Essa iniciativa veio em boa hora”, avaliou.

Para o prefeito ACM Neto, as ações de concessão de títulos de posse têm sempre um caráter especial. “É a história de vida de vocês, de pessoas que lutaram a vida toda para construir a própria casa e até mesmo ajudaram a construir a história da localidade onde vivem. Agora, tenham a certeza de que a casa pertence a vocês”, destacou. Atendendo ao pedido dos moradores, o prefeito também anunciou a realização do Morar Melhor para o Km 17, assim como a limpeza dos canais do Km 17, Beira Rio e Xangô.

Desde o lançamento em 2014, o programa Casa Legal , coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), já concedeu mais de 22 mil títulos de posse do terreno para cidadãos que tenham construído casa há pelo menos dez anos em terreno de até 250m² pertencente ao município. A intenção é de que, até dezembro deste ano, sejam entregues 30 mil escrituras no total.

Morar Melhor – Na Baixa do Soronha, representando os 332 beneficiados pelo programa Morar Melhor na localidade, a moradora Neilma Bandeira era só sorrisos ao lado do prefeito ACM Neto, na solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma das casas. “Moro aqui há dez anos e esta é a primeira vez que vejo a Prefeitura realmente fazer algo pela gente. Minha casa mesmo agora vai ter reboco, pintura, pia e vaso sanitário. Estou muito feliz e agradeço muito pela iniciativa”, afirmou.

“É difícil para as pessoas, principalmente com a crise hoje, acumularem economias para reforma da casa. Esta é uma importante ação da Prefeitura de melhoria das condições de moradia e, consequentemente, da qualidade de vida da população mais carente. O programa é realizado apenas com recursos municipais e fazemos questão de que a empresa que executa o serviço contrate moradores da própria localidade, colaborando também com a oferta de emprego na cidade”, apontou o prefeito ACM Neto.

O programa Morar Melhor, coordenado pela Semps em parceria com a Sindec, tem como intuito promover reforma em residências de diversas localidades de Salvador seguindo critérios estabelecidos a partir de dados do IBGE. As melhorias a serem realizadas são pintura e reboco, telhado, louças sanitárias (pia e vaso) e esquadrias (portas e janelas), escolhidas pelo próprio morador e com limite de até R$5 mil por residência.

Praça no Garcia – Além de Itapuã, o bairro do Garcia também foi beneficiado com ações da Prefeitura na noite desta sexta-feira (26), com a entrega da Praça Alexandre Fernandes. A cerimônia foi animada pelo grupo cultural Sambaú do Garcia e contou com a presença do prefeito ACMNeto. Construída por meio da Secretaria Municipal da Manutenção (Seman), a ação é parte integrante do programa Salvador Bairro a Bairro, desenvolvido desde 2015 e que promove obras indicadas pela própria população.

O local, antes abandonado, inseguro e que servia como estacionamento irregular de veículos, deu lugar a um espaço totalmente requalificado e que conta com itens como deck de madeira, academia da saúde, bancos econômicos, acessibilidade, paisagismo e iluminação. As obras duraram cerca de quatro meses e contaram com investimento de R$56 mil.