Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Arnaldo Anselmo de Oliveira, nasceu no dia 19 de julho de 1969 e reside no bairro de Nova Constituinte a exatamente 21 anos, dos 28 anos de existência do bairro. Durante todos esses anos tem dedicado cada segundo, cada minuto e cada hora de sua vida em lutar para que o bairro seja respeitado e receba os serviços que lhe são de direito. Arnaldo se consagrou com a maior liderança de Nova constituinte e nós vamos mostrar através de nossa entrevista o por que.
Nelsinho – Como é seu nome todo?

Arnaldo – Arnaldo Anselmo de Oliveira.

Nelsinho – Como era Nova Constituinte quando você chegou ?
Arnaldo – Não Tinha nada estava em processo de formação da comunidade e avançamos muito.

Nelsinho – Quantas famílias hoje formam Nova Constituinte ?
Arnaldo – Segundo levantamento do IBGE juntamente com a CONDER são 12mil pessoas distribuídas em 2700 famílias que formam a nossa querida Nova Constituinte.

Nelsinho – Qual a situação real hoje de Nova Constituinte?

Arnaldo – Ainda Precisa de muita coisa … nova Constituinte parou no tempo um pouco, mas agente conseguiu avançar foram muitas conquistas durante esses 21 anos de luta e moradia.

Nelsinho – Como esta a saúde?

Arnaldo – A saúde está precária. Com relação ao Posto de saúde da família, não tem médico, não tem dentista então na realidade praticamente a gente não tem uma Unidade de Saúde da Família.

Nelsinho – Quanto tempo tem o posto?

Arnaldo – 12 anos

Nelsinho – Em Nova Constituinte tem escola ?

Arnaldo – Não. Não temos uma escola municipal nem estadual. Nós precisamos educar a nossa juventude e as nossas crianças. E não temos escola!

Nelsinho – Recentemente você batalhou para que o governo João Henrique construísse uma escola. Como está este processo?

Arnaldo – Foi uma promessa do prefeito JH juntamente com o secretário João Carlos Bacelar. Chegou a licitar deu ordem de serviço mas a obra não andou. O terreno está aí cheio de mato, abandonado e não saiu do papel. Mas a gente acredita que com essa nova gestão essa escola pode se tornar realidade. A primeira escola municipal do bairro de Nova Constituinte.

Nelsinho – Então o secretário de educação João Calos Bacelar que permanecerá no cargo, no governo de ACM Neto também se comprometeu com a construção da escola?

Arnaldo – Sim. O secretário recebeu a comunidade em seu gabinete e a comunidade também o recebeu com uma bela festa em nossa comunidade. E estamos aguardando essa escola.

Nelsinho – E você já teve contato com o secretário depois das eleições?

Arnaldo – Na realidade não. Estamos aguardando chegar 2013 para solicitarmos uma audiência. Pois a escola já era para esta funcionando agora em 2013. E na realidade ela ainda vai para construção em 2013.

Nelsinho – Você consegue realizar um trabalho social através da sua escola comunitária. Me fale um pouco sobre esse trabalho.

Arnaldo – A Escola Comunitária de Nova Constituinte tem aproximadamente 25 anos. Ainda é o único meio de educar as nossas crianças. Quando eu cheguei aqui ela já existia e eu entendi que o processo educacional era uma das melhores formas da gente progredir a nossa comunidade. E não fomos a luta e com toda resistência temos lutado para ela permanecer em nossa comunidade.

Nelsinho – Me fale sobre o lado cultural realizado aqui 

Arnaldo –
 Nova Constituinte como a gente costuma dizer é um quilombo de resistência até por que resistimos  durante três tentativas da polícia de tirar a nossa comunidade. Nós temos grupo de dança, de capoeira, de samba de roda, Hip e Hop e outras atividades culturais.

Nelsinho – Graças a grande mídia as pessoas tem uma visão de que o bairro é super perigoso. Qual a sua avaliação sobre essa situação?

Arnaldo – Eu costumo dizer que a grande mídia não conhece Nova Constituinte. Quem conhece Nova Constituinte são sites como o Subúrbio News,  pessoas como você Nelsinho Fontes que anda, conhece, convive com a gente. E sabe que falar de violência em Nova Constituinte faz parte do passado.  Hoje vivemos muito bem. Não conhecemos essa violenta que a grande mídia diz que ainda impera em Nova Constituinte.  É por isso que sempre procura dá importância e valorizar esse meio de comunicação que nos valoriza também.

Nelsinho – Como você se sente sendo chamado de “Arnaldo da Constituinte” pelos grande políticos, pela imprensa e pelas lideranças de Salvador?

Arnaldo – Olhe são essas coisas que a gente fica feliz. Na realidade companheiro como você falou eu recebo muitos títulos (rs) é Arnaldo da Constituinte, Prefeito de Nova Constituinte, Vereador de Nova Constituinte e até os mais críticos costumam dizer Dono de Nova Constituinte. recentemente me chamaram de Imperador. Mas eu costumo dizer assim, que eu sou grato. Eu Sou um filho ilustre de Nova Constituinte que me sinto honrado em ser morador de Nova Constituição.

Nelsinho – Quais são as grandes lutas que você liderou que deram resultado ?

Arnaldo – Uma das primeiras quando cheguei em Nova Constituinte foi a ampliação e reforma da Escola Comunitária. Era um galpão estava para ser fechado. Fomos a luta e conseguimos recuperar. A outra luta foi a Fundação Cidade Mãe  que estava fechada há três anos, mas eu já conhecia o processo desde a implantação, a gente lutou junto com a comunidade, através do Subúrbio News  e a Praça e a Quadra Poliesportiva que são a primeira da nossa comunidade.
Nelsinho – Você fez parte dos maiores partidos políticos e recentemente saiu do partido da senadora Lídice da Mata, o PSB para caminhar em outro projeto. Explique o verdadeiro motivo que levou você a tomar essa decisão.

Arnaldo – Eu costumo dizer assim, o tempo que estive com a senadora Lídice da Mata foi um tempo muito importante, pois foi um tempo que eu pude crescer politicamente, que eu pude ter um nome. Ser reconhecido. Mas a comunidade precisa ter um representante. Por isso, optei  em construir uma candidatura própria de uma pessoa que pudesse tá mais próximo da comunidade. Na verdade o mandado de uma senadora  é um mandato distante dos bairros periféricos e da periferia. Então eu sair do PSB, me desfiliei do PSB. Estou sem partido e não pretendo me filiar a nenhum.

Nelsinho – As crianças chegam e saem que horas da Escola Comunitária ? A comunidade é inserida também nas atividades da escola?

Arnaldo – A escola é a única área de formação de cidadão em nossa comunidade. Então pela grande demanda da nossa comunidade atendemos nos três turnos. Sendo que a noite realizamos reforço, aulas de dança  com atividades com a família; como o projeto família em Cena, artesanato para as mulheres. Na verdade a escola é aberta para atender a grande comunidade.

Nelsinho – A CONDER está realizando um grande trabalho que foi graças a sua luta. Como esta este processo?

Arnaldo – Temos avançado. São cinco anos desta intervenção em Nova Constituinte, mas ativemos uma resposta que no começo do ano a CONDER estará inaugurando mais uma Praça, e mais uma Quadra poliesportiva. Então no aniversário de 28 anos desta comunidade estaremos fazendo uma festa muito grande quando o governo estará nos presenteando.

 Nelsinho – Qual o sonho de Arnaldo em relação a Nova Constituinte?

Arnaldo – Como dizem que o mundo esta próximo de se acabar, eu gostaria de realizar o sonho de ver a construção da primeira escola municipal e a implantação do transporte coletivo que não aguenta mais andar de 7 a 8k para pegar um transporte. O Transporte é a bandeira de 2013!

Nelsinho – Deixe uma mensagem para as pessoas que tem uma  imagem negativa de Nova Constituinte e aqueles que conhecem o seu trabalho.

Arnaldo – Para as pessoa que tem uma imagem negativa de Nova Constituinte eu digo que precisam conhecer. Precisam visitar as igrejas evangélicas, os terreiros de candomblé, precisa passar uma tarde na escola comunitária e precisa conhecer o projeto Fundação Cidade Mãe. Precisa conhecer a Associação de Moradores através do companheiro Arnaldo.

E a mensagem que eu quero deixar para todos é dizendo assim:

– Nova Constituinte esta aberta para receber a todos e dizer que nós somos felizes por que acreditamos que o bairro que moramos é o melhor que temos para oferecer.