Foto: Subúrbio News
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A série de oficinas sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) de Salvador, realizadas pela Prefeitura, será encerrada nesta quinta-feira (7), às 14h, debatendo o tema Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos. A oficina está sendo transmitida através do canal Seinfra Saneamento, no YouTube, e também por meio da página da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) no Facebook.

Há ainda a possibilidade de assistir a transmissão em qualquer uma das dez unidades da Prefeitura-Bairro distribuídas pela cidade, seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. Podem participar da iniciativa representantes da sociedade civil, conselheiros comunitários e população em geral, que têm a oportunidade de conhecer o perfil dos serviços prestados na cidade e contribuir com sugestões e melhorias por meio de um debate final transmitido na plataforma e via chat.

A expectativa, segundo o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, é entregar o PMSBI até o ano que vem, já aprovado pela Câmara Municipal. “Esse é o objetivo e nós vamos cumprir e entregar, com o apoio de todos, um plano bem elaborado para que possamos apresentar para a sociedade o prognóstico, as etapas, os caminhos e investimentos que devem ser realizados para as melhorias no saneamento básico da cidade”, destacou o secretário.

Um dos temas já discutidos pela série, iniciada no último dia 28, foi Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais. Durante a oficina, foram apresentadas informações relacionadas à legislação que rege esse componente do saneamento básico e aos desafios que precisam ser enfrentados para a melhoria da drenagem e do manejo das águas pluviais em Salvador.

“É um tema reconhecido pela gestão atual e que já está incluído no planejamento estratégico, com vistas a eliminar diversos pontos de alagamento na cidade. Então, é um assunto que faz parte dos debates diários da Seinfra. Nesse contexto, esse processo das escutas e devolutivas é muito importante para que as pessoas possam fazer os seus apontamentos e críticas construtivas, para que possamos promover melhorias”, destacou o titular da Seinfra.

Outros temas debatidos foram Abastecimento de água; Esgotamento sanitário; e Água, esgoto, drenagem e resíduos nas ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.

Plano – O Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) tem como objetivo estabelecer um planejamento das ações do saneamento que atenda aos princípios da política nacional de saneamento básico, com o objetivo de melhorar a promoção da saúde pública para toda a população, diante da melhoria nos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, relacionada ao manejo de resíduos sólidos e drenagem, atrelada ao manejo das águas pluviais urbanas.

Etapas anteriores – Uma primeira rodada composta por dez oficinas setoriais já foi realizada em maio deste ano. Na ocasião, as ideias e problemas levantados serviram como base para a construção de um diagnóstico técnico preliminar do PMSBI na capital. Durante as primeiras oficinas, 817 pessoas participaram pelas plataformas digitais e as redes sociais contaram com 3.598 visualizações e 10.019 impressões (entre curtidas, comentários e compartilhamentos).

Cada um dos quatro componentes do diagnóstico técnico preliminar elaborado na primeira rodada de oficinas está sendo discutido agora na nova rodada. Além disso, um formulário para a identificação dos principais problemas relacionados ao saneamento básico ficou disponível no site da Seinfra durante todo o mês de maio para a manifestação da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *