Foto: Dahiele Alcântara
Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) iniciou o processo de treinamento dos 10 policiais militares recentemente lotados na unidade . Na terça-feira (18), os militares receberam instruções sobre como manejar animais silvestres, na sede policial, no bairro de Pituaçu, em Salvador.

A médica veterinária Renata Belbianco e a tratadora técnica de animais silvestres e exóticos Priscilla Amorim apresentaram noções teóricas e os alunos puderam aplicar os conhecimentos das técnicas de manejos em uma cobra, um papagaio africano e um sariguê, utilizados como exemplo durante a capacitação.

No final do treinamento que vai até sexta-feira (21), os militares estarão aptos para participar das ações de combate a crimes ambientais efetuadas pela unidade, entre eles a Operação Defeso de Caranguejo, período vigente até o mês de abril.

“Nosso trabalho é realizado em parceria com o Inema e órgãos ambientais. A rotina inclui a realização de visitas às áreas de conservação, resgate de animais, apreensão, combate ao tráfico e maus tratos de animais. Além apoio em ações a poluição sonora, combate ao descarte de resíduos sólidos, apreensão de madeira e combate a fornos ilegais, transporte e comércio ilegal” detalhou o tenente Christian Matos, chefe da Seção de Planejamento Operacional da Coppa.

Em 2021, a unidade efetuou 468 resgates de animais silvestres. As serpentes lideram o ranking de capturas, seguidas de corujas, gaviões e sariguês. A busca por locais com temperaturas quentes após dias chuvosos e a interferência humana na natureza são alguns dos fatores que contribuem para a visita inusitada.

A população pode acionar a equipe através do 190 ou pelo e-mail coppa.salvador.spo@pm.ba.gov.br. Unidade voltada prioritariamente para a proteção ao meio ambiente, a Coppa também está apta para combater outros tipos de crimes caso seja designada.

Fonte: Ascom / Dahiele Alcântara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *