Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O evento gratuito acontece no dia 4 de agosto, das 10h30 às 12h30, Espaço Arte e Cultura, na Ceasinha do Rio Vermelho. A programação terá contação de histórias conduzida por Terezinha Passos e participação musical
de Gustavo Soares.

Alexandra Patrocínio lançará o livro infanto-juvenil “As Reinações de Clarinha no Reino da Poesia” no primeiro
domingo de agosto, 04, no Espaço Arte e Cultura, Ceasinha do Rio Vermelho, das 10:30 às 12:30.

A programação terá contação de histórias conduzida por Terezinha Passos, Rita Queiroz, Palmira Heine, Márcia
Queiroz, além de participações especiais de autoras infantis do cenário baiano e participação musical de Gustavo Soares. Será uma manhã de muitas brincadeiras, músicas e poesias. As crianças terão a oportunidade de homenagear seus pais, com poemas e desenhos, já que o evento acontecerá uma semana antes do dia dos pais.

“Clarinha queria voar/ bater asas e cantar/queria viajar para um lugar/ onde todos pudessem se amar […]”. O poema “A menina que queria voar” abre o repertório de poesias infantis da escritora baiana Alexandra Patrocínio. O livro conta com dezesseis poesias que ganham vida através das ilustrações de capa e livro do carioca Jota Cabral. Produção Editorial da escritora baiana Palmira Heine e Projeto Gráfico, diagramação e capa de Giselle Vieira. São 35 páginas de muita diversão, cores e sabores – “O Reino da Poesia é um lugar bem divertido, repleto de brilho e sabor. Lá têm castelos de palavras, brincadeiras com rimas, cascatas de chocolates, montes de caramelos, ruas com perfumes de morango e um céu de algodão doce bem colorido.” Há ainda no livro, um espaço interativo destinado à criança – a qual é convidada a fazer a ilustração do poema “Amizade”.

Nesse livro, a autora brinca com a prosa e a poesia simultaneamente; mobilizando conhecimento e sensibilidade,
língua e literatura. O texto da quarta capa foi elaborado pelo premiado escritor Luís Pimentel, – “[…] Clarinha toca suas aventuras ao “bum da zabumba” inspirada e “assanhada” pronta para tocar também o coração dos leitores: na leveza do terreno suave da poesia”.

Alexandra também é professora e já atuou nos seus primeiros cinco anos de docência na Educação Infantil e Ensino
Fundamental I, experiência esta que com certeza somou mais conhecimento sobre o público infantil, além do mais, o fato de ser mãe e tia de muitos sobrinhos também se constitui num diferencial; “Obviamente, ser mãe e tia não é requisito para ser escritora infantil, isso depende da capacidade criativa de cada escritor(a), diz a autora”.
Nesse sentido, “As Reinações de Clarinha no Reino da Poesia”

surge como resultado do olhar da autora sobre o universo infantil de seus sobrinhos e enteada, os quais, como qualquer criança ou pré-adolescente enfrentam situações conflitantes ou não, comuns a essa faixa etária.
Questões como dependência tecnológica, proteção ao meio ambiente, distúrbios alimentares, solidão, dificuldades de
identidade, brincadeiras antigas e cultura nordestina permeiam às páginas desse livro que exploram a fantasia e a imaginação infanto-juvenil refletindo sobre temas tão caros à infância contemporânea. “Acredito que abordar temas como esses, na escola e em casa, são fundamentais para a construção da identidade e do sentimento de pertencimento do jovem leitor, uma vez que, estamos vivendo tempos de adoecimento coletivo, nessa faixa etária”.

Sobre a autora:

Alexandra Patrocínio é natural de Cravolândia – Bahia, reside em Feira de Santana desde os seis anos de idade. É
professora de Língua, Literatura e Redação da rede Pública Estadual de Ensino, graduada em Letras e Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Alexandra escreve poemas desde a sua adolescência, mas foi na vida adulta que descobriu na escrita seu grito de alegria, dor, protesto e denúncia. É membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia. Faz parte do Movimento Mulherio das Letras – Bahia, Brasil e Europa e da Confraria Poética Feminina. É autora do livro “Girassóis em noites escuras”, pulicado pela Penalux /2018, “Depois da Escuridão” – Penalux/2019. Têm poemas publicados em varias Antologias Poéticas Nacionais e Internacionais, inclusive Antologias Infantis.

Agendem-se:
Evento: Lançamento do Livro “As Reinações de Clarinha no Reino da Poesia”;
Autora: Alexandra Patrocínio;
Local: Espaço Arte e Cultura, na Ceasinha do Rio Vermelho – Salvador –
Bahia;
Data: 04 de agosto de 2019, domingo, às 10h30min.

Evento gratuito
Valor do Livro: Os livros podem ser adquiridos por R$ 30,00 no dia do evento
e, posteriormente, pelo e-mail alexandrapnpatrocínio@gmail.com ou através
das redes sociais da autora Alexandra Patrocínio (Facebook) e
@alexandra_patrocinio (Instagram).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *